sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

BILLBOARD: Por que Believe foi ignorado das indicações ao Grammy?



Após terem sido divulgadas as nomeações da próxima edição do tão esperado Grammy, na última quarta-feira (5), os 31 milhões de fãs do astro Justin Bieber se apressaram para encontrar o tão esperado nome do cantor na listagem. A surpresa foi: em nenhuma das oitenta e uma categorias se encontrava rastros do canadense.

A rebelião foi tanta que atingiu até artistas como Ariana Grande, de Victorious, que juntamente aos beliebers moveram tags no Twitter e críticas ao comitê de avaliações, ao não aceitar o fato de que Believe, o mais recente álbum do adolescente, não concorre ao prêmio. Analisando todos esses fatos, a Billboard publicou uma matéria relatando uma tese que poderia explicar o porquê de não encontrarmos o tão merecido Believe na lista:
Sem Bieber, sem Grammys. É uma afirmação simples que se tornou uma hashtag óbvia no Twitter no instante em que as nomeações do 55º Grammy Award anual foram anunciadas e o nome do pop superstar de 18 anos, Justin Bieber, não apareceu em nenhuma das categorias. Após Bieber perder para Esperanza Spalding na categoria de Best New Artist na cerimônia de 2011, a sensação adolescente supostamente disputaria coisas maiores esse ano com seu primeiro álbum adulto, Believe, bem como com singles como “Boyfriend” e “As Long As You Love Me.” No mínimo, um dos álbuns mais bem vendidos do ano poderia conseguir uma ou duas nomeações nas categorias pop, e moveria o Bieber à chegar mais perto de ganhar um Grammy.
Ainda no final da noite de quarta-feira, “Believe” foi evitado e #NoBieberNoGrammys nasceu.
Como em 2011, quando a surpresa por Spalding vencer a Best New Artist inspirou os Beliebers a efetivamente profanarem a página da cantora no Wikipédia, a reação online foi rápida e implacável. “Ver que Justin Bieber não está indicado para um grammy me faz sentir vontade de fazer isso. #NoBieberNoGrammys #BieberForGrammy,” postou no Twitter uma estrela de Victorious, Ariana Grande, linkando para uma foto de um monitor de computador sendo jogado da janela, para seus 129.000 seguidores. Horas depois, o empresário de Bieber, Scooter Braun, disse aos seus 2 milhões de seguidores: “O garoto merecia isso. Grammy vocês estragaram tudo dessa vez,” num post que ganhou 13 mil rts. E esses são perfis renomados no Twitter, a cada minuto há um novo juramento de um Belieber enfurecido pela maior noite da música e comprometendo sua lealdade à causa do Bieber.

De algumas formas, Braun e os Beliebers possuem um ponto válido. No passado, o Grammys não premiou figuras pop no início de suas carreiras, apesar dos estrelatos internacionais – Madonna, por exemplo, não ganhou um Grammy até seu álbum de 1998“Ray of Light” e Britney Spears não pôde capturar o dourado Grammy antes de “Toxic” em 2005. Ainda nos últimos três anos se tem visto um pouco desse precedente corrosivo, já que Taylor Swift ganhou Álbum do Ano com o set “Fearless” aos 20 anos e Lady Gaga venceu cinco Grammys de seus três primeiros álbuns fortemente nomeados. Se RihannaBruno Mars e Katy Perry conseguem as nomeações para Album of the Year pelo conteúdo completo que não foi universalmente adorado por críticos, certamente Bieber também consegue, certo?
Braun trouxe um outro ponto de atrito sobre o desprezo, no Twitter: o salto impressionante que Bieber deu de uma criança estrela cantando hinos amáveis a um ótimo vocalista tentando cantar “swag, swag, swag on you” da forma mais madura imaginável. “A coisa mais difícil de se fazer é a transição, manter o trem em movimento”, observou Braun. “O garoto se entregou.” Believe do Bieber tem sido muitas vezes comparado a estréia solo do Justin Timberlake em 2003 e o primeiro projeto da N Sync, “Justified”, como o momento em que um ícone pop masculino cheio de faces tentou deixar sua imagem infantil e apresentar uma mais confiante , quase sexual, pessoa tridimensional para Top 40 fãs de todas as idades para consumirem.
De um ponto de vista crítico, para “Believe” foi dada a mesma recepção “sólida-se-não-esmagadora” do que ao grande “Justified” quando foi lançado há aproximadamente uma década atrás. De acordo com o Metacritic, um site que agrega várias opiniões para apresentar uma média crítica, “Justified” de Timberlake, que inclui os hits Like I Love You eCry Me a River, recebeu a pontuação 68 de 100 baseado nas opiniões geralmente favoráveis. Logo após o seu lançamento, “Believe” de Justin Bieber recebeu uma pontuação de…. 68 de 100, com muitos ‘não-beliebers’ considerando que Bieber entrou na fase adulta com sucesso. “Justified” foi indicado ao Álbum do Ano e rendeu ao Timberlake o troféu de Melhor Performance Vocal Pop Masculina por “Cry Me a River” na cerimônia de 2004, enquanto Bieber e sua imagem renovada irão só assistir as premiações de 2013.
Ainda que o fato de que Cry Me a River – um dos melhores singles dos anos 2.000 – tenha sido a chave para o primeiro Grammy do Timberlake, torne mais fácil de digerir o descuido de Bieber e seu trabalho em Believe esse ano. Apesar do fato de que o álbum em si foi bem recebido, Believe não gerou um único single universalmente amado para carregar a tocha dos vencedores anteriores do Grammy como “Beautiful” de Christina Aguilera, “Since U Been Gone” da Kelly Clarkson, “Viva La Vida” do Coldplay e “Bad Romance” da Lady Gaga - músicas que ambos, o público em geral e a indústria juntos que votam para o Grammy. Nem “Boyfriend ou “As Long As You Love Me” que alcançou o primeiro lugar no Hot 100 foram defendidas por críticos e fãs de música pop, da mesma forma que os nomeados “Call Me Maybe”, “We Are Young”, “Stronger” e “Somebody That I Used To Know” profundamente foram. Sem um único foto dos eleitores do Grammy, Believe sem dúvidas teve mais dificuldade em ganhar o favor.
E embora o Grammy Awards tenha estendido o movimento de juventude para homenagear artistas mainstream como Katy Perry, Carly Rae Jepsen e Bruno Mars, artistas menores de idade mantiveram um ponto cego notável na última década. Enquanto Bieber não recebe qualquer nomeação nesse ano, nem One Direction, Demi Lovato, Scotty Mc Creery receberam, todos lançaram músicas de sucesso e positivas durante o período de eleição; os “novos” que levam a cultura desse ano possuem idades legais para beber. Enquanto houve exceções para os adolescentes no passado (a maioria com vocalistas amigáveis aos adultos como Leann Rimes, Joss Stone e Swift), Bieber ainda está numa idade que tem sido historicamente negligenciada pelo Grammys.
Mas não tenham medo, Beliebers: Nunca houve um pop star tão grande quando o Bieber sem um prêmio dourado em sua capa, e com a saída do trabalho de estúdio do superstar, a seca provavelmente vai acabar quando ele entrar em seus 20 anos e revelar um álbum ou um single que se destaca como seu trabalho definido. “A vida é longa, muitos altos e baixos, mas continue, todo dia traz uma nova oportunidade. NADA BOM VEM FÁCIL,” Braun escreveu noite passada. Apesar da hashtag #NoBieberNoGrammys, o Grammy Awards 2013 sairá como o planejado e Bieber e sua equipe continuarão trabalhando para trazer ao mundo música pop ainda mais suntuosa em busca da glória Grammy.
 
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário