segunda-feira, 30 de abril de 2012

BUSINESS INSIDER: O império de Justin Bieber


Com apenas 18 anos, Justin Bieber ganhou 105 milhões de dólares e está em 3º lugar na lista do Forbes: “Celebridades mais poderosas do mundo”, desbancado apenas por Lady Gaga e Oprah e na frente dos U2.


Esse império é gerenciado por Scooter Braun, que falou com a Business Insider na última sexta-feira para nos contar como isso aconteceu.


A escala de Bieber é assustadora: O adolescente recém-legal arrecadou 100 milhões de dólares com seu documentário Never Say Never, lançado em 2011. Seus shows ao redor do mundo trazem 600 mil dólares em vendas de ingressos por noite. Este mês, Bieber usou seus fundos para comprar uma moto de 200 mil dólares, Ducati – edição limitada (mesmo que ele não tenha carteira até o momento) e 6 milhões de dólares em uma mansão em Calabasas.


Mas nada disso teria sido possível se Braun, não tivesse arrancado Bieber do Youtube. Como a história tantas vezes contada, em 2008 Braun rastreou Bieber depois de ver seus vídeos online e perceber que o garoto com a voz e o cabelo tinham “isso”. O resto é história pop teen.


Após quatro anos, Braun, agora com 30, ainda é o empresário de Bieber, esclarecendo que ele não está envolvido com a namorada, Selena Gomez, para ajudar o superstar a ganhar mais dinheiro. O Bieber confia:


Desde menor de idade, quando começou a ganhar muito dinheiro, Braun colocou em prática um sistema de freios e contrapesos para o adolescente.


“Temos um gerente de negócios, temos dois gestores de carteira, temos um advogado, sua mãe e eu mesmo”, explicou Braun, depois de aceitar um prêmio para quebrar o molde da indústria da música na cerimônia de inovação disruptiva Tribeca Awards em Nova York na sexta-feira.


“Montamos uma relação de confiança e criamos um elemento que com a quantidade de dinheiro que ele fez, nesse ponto, ele teria de ser um completo idiota se fosse à falência e não soubesse investir de forma inteligente“, diz Braun sem rodeios.


Depois da situação financeira que ele está sendo submetido, é duvidoso que Bieber, ao contrário de outras estrelas, perda o que ganhou enquanto menor de idade.



“Justin é muito envolvido. Uma vez por semana eu faço ele passar uma hora com o seu gerente de negócios ou o seu advogado, porque a única maneira disso tudo desmoronar é se as pessoas permitirem o medo em suas vidas. E através da educação, não há medo”, explica Braun. “Então eu quero que ele seja muito educado. Ele é um garoto muito inteligente, ele é muito consciente. Ele faz perguntas certas e temos certeza que ele está extremamente bem educado, ele nunca tem dúvidas sobre o que está acontecendo”


Mas Ducatis e mansões à parte, Braun está treinando Bieber para pensar grande.


“Agora é só ter certeza que ele está protegido. Eu sempre digo a ele, ser rico não é bom o suficiente, você quer ser rico. Rico é quando você tem dinheiro suficiente para cuidar dos seus filhos que nem sequer existam ainda. Então você pode pensar no seu dinheiro como o seu próprio dinheiro, você tem que pensar nisso como: está ganhando dinheiro hoje para cuidar deles amanhã” , diz Braun.


Braun aprendeu o sentido do negócio, ele credita sua própria educação.


“Eu tinha pais realmente grandes que me orientaram, por isso estou apenas passando isso para frente”, diz Braun, cujo irmão Adam é o fundador de uma instituição de caridade chamada Pencils of Promise, Bieber doa para tal, muitas vezes.


Doações do Bieber:


Parte do que “passar” inclui doações necessárias de caridade.


“Eu não faço um negócio a menos que haja um componente de caridade. Não um negócio”, revela Braun. “Dois por cento de cada negócio tem que ir para a caridade”


Com este princípio em prática, um dólar para cada ingresso vendido na turne inteira de Bieber, vai para a caridade. A maior parte do dinheiro do álbum natalino foi para a caridade e Bieber faz questão de se encontrar com uma criança da Make A Wish em cada show. Para não mencionar, a fragrância é um negócio de 120 milhões de dólares anuais, o dinheiro tmbém vai para instituições de caridade, como Pencils Of Promise e a fundação Make A Wish.


Bieber se compromete com as fãs:


Mas Bieber também tenta fazer mais do que apenas doar o seu dinheiro, ele também usa a internet para se conectar com seus fãs.

“Eu não acho que estaria aqui sem a internet”, disse Bieber disse à multidão enquanto ganhava seu prêmio de Inovação Disruptiva. “Os fãs se sentem ligados a mim”, finalizou.


Braun explicou ainda como Bieber usa a internet para ligar-se aos seus quase 21 milhões de seguidores no Twitter e 41 milhões de fãs no Facebook. Quanto ao Bieber de 18 anos e seu grande irmão e mentor Braun, o cara de 30 anos diz sobre o relacionamento deles “é sempre o pessoal em primeiro lugar”.


“Fiz um compromisso com ele quando ele tinha 13 anos, dizendo que nunca irei deixá-lo, cantando ou não”, fala Braun, que presenteou Bieber com um carro de 100 mil dólares -Fisker Karma- em seu aniversário de 18 anos, mês passado. “Então isso é família para mim. Eu amo o garoto até a morte, eu levaria um tiro por ele.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário