sexta-feira, 17 de maio de 2013

Flavorwire: EM DEFESA DE JUSTIN BIEBER: Por que nos viramos contra os artistas que crescem?



Justin Bieber é um dos artistas mais comentados na mídia de hoje. Tendo um crescimento aos olhos do mundo, o cantor tem sido criticado por muitos a partir de suas polêmicas do início do ano e sua turbulenta passagem pela Europa quando enfrentou as ofensas de um paparazzi local enquanto dava continuidade a sua turnê mundial Believe Tour. Com isso, o site Flavorwire discorreu um texto em defesa do rapaz e de todos os artistas mirins que fazem a transição da infância pra idade adulta com exposição na mídia. Confira a matéria na íntegra traduzida abaixo:
Você com certeza leu sobre a histérica e devassa cobertura do ocorrente desastre que tem sido a turnê europeia de Justin Bieber: os confrontos com horríveis fotógrafos na Inglaterra, a apreensão de drogas (ou seja, pego por fumar maconha – uma nação inteira suspira!), o roubo bizarro que aparentemente envolveu alguém na fuga com todo o dinheiro da turnê obtido nas datas dos shows de Johanesburgo. E o macaco. Ah, o macaco. O negócio todo certamente teve sua parte de potencial de comédia perversa, mas também ilustra o modo como a sociedade tende a se virar contra famosos mirins – especialmente do sexo masculino – assim que a adolescência consume sua fofura polida.
Fundamentalmente, a transição da infância para a idade adulta acarreta no surgimento da sexualidade, e sexualidade em geral é algo que faz com que a sociedade americana se sinta desconfortável. Todo país valoriza suas crianças, é claro, mas os EUA leva o amor às suas crianças a um nível desesperador e histérico às vezes. A ideia de que a “inocência” das crianças deve ser preservada a qualquer custo é usada como pretexto para argumentos de tudo, desde censura à imigração musical; argumentos estes que são sempre ilegítimos mas aparentemente garantem evocar uma resposta de grande parte da América. E famosas mirins são os avatares dessa inocência, figuras super-fofas que incorporam tudo o que a América ama em suas crianças.

Isso tudo muda quando eles atingem a adolescência. Celebridades são a base em que a sociedade projeta seus preconceitos e ideologias, portanto as diferenças em como vemos a sexualidade masculina e feminina estão mais proeminentes no tratamento que damos às celebridades adolescentes. Neste caso, a sexualidade masculina é vista como agressiva e ativa; por sua vez, a feminina é supostamente passiva e receptiva. Os dois conjuntos de expectativas são depressivos de diferentes maneiras, é claro, e ambos refletem o jeito que o patriarquismo tende a deformar a sociedade sobre o qual ele reina.

Quando se trata de garotas, há um extremamente assustador elemento de antecipação no seu desabrochar como mulheres: a ideia de que sua adolescência é algo a ser esperado – como um exemplo, veja a sexualização de Emma Watson, Natalie Portman e Chloë Moretz. (Ou, um exemplo horrível em particular, veja a notória contagem regressiva que marcou os dias da antiga cantora mirim Charlotte Church até ela se tornar maior de idade).
Isso é obviamente perturbador. É uma manifestação de como a sociedade trata as garotas no geral: em um momento elas são lindas, puras crianças, mas assim que o relógio bate a idade do consentimento, elas se tornam objetos sexuais a serem tomadas como fetiches. Uma bela garotinha tornando-se numa bela (ou, preferivelmente, gostosa) mulher é algo que o patriarquismo sabe lidar; na verdade, é algo que o patriarquismo espera ter que lidar. Nada disso implica que é mais fácil para as garotas, é claro – isso traz seu próprio conjunto de problemas e muitas estrelas mirins femininas acabaram realmente “fodendo” com suas vidas como resultado. Mas isso significa que tem um processo pré-estabelecido de que estrelas mirins femininas façam uma transição mais suave ao estrelato adulto.
Quando se trata de homens, a história é um pouco diferente. Pelo que a sociedade sabe, a adolescência masculina é intimidante – de repente um belo garotinho aparece com uma voz rouca, cheira a Axe e testosterona, dorme 16 horas por dia e, quando não está dormindo, está fumando e se metendo em problemas. A transição da infância masculina para a idade adulta carrega conotações de agressão e indisciplina, e esse tipo de coisa é definitivamente o que a sociedade quer de seus pequenos Biebers.
Isso significa que a transição para a idade adulta de uma estrela mirim masculina geralmente coincide com sua carreira se dirigindo rapidamente para o fim. A lista de homens que foram descartados uma vez que sua fofura de criança desapareceu é longa e ligeiramente depressiva: Corey Feldman, Corey Haim, Eddie Furlong, Jonathan Brandis, Brad Renfro, Danny Bonaduce, Kriss Kross, tendo este morrido de overdose no começo do mês. E, é claro, o mais famoso de todos eles: Macaulay Culkin.
Uma estrela mirim masculina tentando se estabelecer como um adulto é frequentemente objeto de ridículo e desprezo. Vamos olhar, por exemplo, ao que ocorreu depois da briga de Bieber com os fotógrafos na Inglaterra, a qual foi capturada em vídeo e que foi publicada em toda a Internet. Está claro na filmagem que Bieber foi provocado – os fotógrafos fazem uma aclamação frívola que eles foram agredidos quando Bieber passou por eles, mas na verdade ele mal os tocou. Então, os fotógrafos gritam em direção ao seu carro, chamando-o, entre outras coisas, de “débil mental do caralho”, “merdinha”, “puto” e lhe dizem para “voltar para a porra da América”
Honestamente, se alguém fizesse isso comigo enquanto eu estivesse tentando entrar em um carro fora de um hotel, eu tentaria lhes dar um soco também. Mas olhe como o TMZ reportou o incidente: “[Bieber] foi atrás de um fotógrafo em Londres e gritou ‘Eu vou bater pra c*ralho em você’”. Assista ao vídeo e você vai ver que Bieber não grita de maneira nenhuma. O que ele faz é tentar se impor: ele levanta a voz, sim, mas o que ele realmente faz é tentar passar por alguém maior e mais forte que ele, agressivamente, que tentava defendê-lo. Ele está tentando ser um homem, do melhor jeito que pode, mesmo que isso signifique xingar um pouco e ser contido por seus seguranças.
Claramente, a seção de comentários do TMZ é o esgoto da internet, mas até assim, é iluminador olhar como essas pessoas reagiram ao ocorrido. Muitos comentários tem um tom rabugento e paternal, caracterizando Bieber como uma criança que precisa de disciplina: “Fora de controle”, diz um comentário. “Intitulado, mimado, nojento”, outro diz. “A cabeça dele está explodindo para que ele possa respirar um pouco de ar. Você tem sorte de estar onde está, garoto. Comece a ficar agradecido”.

Contudo, a maioria ridiculariza essa masculinidade. Eles se referem a Bieber como “garotinha”, “lésbica”, “punk”, “na TPM”, “uma vadiazinha”, “um pequeno fracote”, “pequeno e magrelo” e a um “bebê”. “Ele não conseguiria bater na minha filha de 13 anos”, diz um homem adulto, que certamente deveria ter melhores coisas a fazer do que ler o TMZ, enquanto outro diz “a não ser que o fotógrafo tenha 6 anos de idade, [a hipótese de Bieber batendo nele] é altamente improvável”.
É também interessante notar que as duas estrelas mirins masculinas nos últimos anos que sofreram uma transição suscetível fizeram isso de maneiras que geralmente são empregadas a mulheres. O primeiro é Justin Timberlake, cuja sexualidade em grande parte está de acordo com as expectativas femininas – ele é suave, encantador e, fundamentalmente, não oferece ameaça. O outro é Drake, cuja efeminação leve é colocada em relevo pelo mundo hiper-masculino do hip-hop, e que também basicamente desapareceu dos olhos do público pelo prazo em que sua vida adulta foi difícil e surgiu, como uma borboleta, como uma pessoa completamente diferente, tanto que é fácil se esquecer de que ele alguma vez esteve em Degrassi.
Estes, talvez, sejam exemplos que Bieber possa ter como inspiração, porque Deus sabe que não há muitos outros – suas escolhas são ou permanecer num estado de perpétua infância falso ou ir morar com Pete Doherty. Até alguns meses atrás, a carreira de Bieber estava indo tão bem que parecia inconcebível que as coisas fossem dar errado, mas assim como muitos antes dele descobriram, sua imagem pública pode sair pela culatra assim que a sociedade decide que você não é mais o avatar de pureza e castidade de suas crianças. Esse é o ponto em que Bieber chegou agora – assim como outro comentário no TMZ diz, “Ele parece estar fora de controle… Que pai em sua sanidade gostaria de levar seus filhos em um show dele agora?”.
Olha, é fácil se ressentir com Bieber. Ele parece ter tudo: dinheiro, fama, uma legião de fãs. Eu nunca o conheci e você também não. Talvez ele seja mesmo um merdinha mimado que precisa aprender umas lições. Mas ele também é igual a qualquer outro adolescente de 19 anos – uma pessoa que está passando pelas mesmas coisas que nós já passamos, essa estranha transição entre infância e idade adulta. A sucata de crianças que já esteve na posição dele e agora foram esquecidas já é grande demais. Eu espero que ele não seja uma adição.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário